De um lado, a tradicional Tuna Luso Brasileira, reerguida pelo trabalho do técnico Cacaio, tentava fugir do rebaixamento no estadual e chegar a final para tentar a vaga na Série D e consolidar sua reação. Do outro, o jovem Paragominas Futebol Clube, revelação do campeonato e que cresceu muito com a chegada de Charles Guerreiro, buscava chegar a final e aparecer como nova força do futebol paraense.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Análise: Remo x Paysandu - O Inesperado Acontece
Remo e Paysandu fizeram as duas partidas mais emocionantes, inesperadas e incomuns dessas semifinais. Os dois jogos aconteceram no sábado, incomum. Os dois jogos tiveram menos de vinte mil espectadores, também incomum. O Remo venceu os dois jogos. O histórico do clássico não me deixa dizer que foi algo incomum, mas posso dizer com plena convicção que foram dois resultados inesperados.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Nossos Times #8 - São Francisco.
Desde quando o futebol foi introduzido em Santarém, diversas agremiações foram formadas destinadas à prática deste esporte, porém, nenhuma até hoje, conseguiu sobreviver tão longo período como o São Francisco Futebol Clube.
Para um clube que conquistou tantos títulos e solidificou-se como uma expressão autêntica do futebol regional, suas origens são até desconcertantes, surgindo da vontade de um grupo de jovens despidos de grandes pretensões, que desejavam apenas formar um time para jogar futebol, nunca imaginando que estavam contribuindo para a formação de um dos maiores clubes do Oeste Paraense – O São Francisco Futebol Clube.
Pelo ano de 1920 os dois clubes de maior sucesso na região eram o Santa Cruz e o União Sportiva da Congregação Mariana, oriundos das equipes do Paissandu e Tapajós. Pelos seus nomes já indicava se tratar de agremiações ligadas ao movimento religioso da Igreja Católica, fundado pelo sacerdote Frei Ambrósio Phillipsenburg, da ordem dos frades menores.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
O Manto Azul Marinho do Rei Pelé.
Pouquíssimos times no mundo pode dizer que o Rei do Futebol, vestiu a camisa de seu time. Pelé, apesar de ter jogado apenas pelo Santos, Cosmos e Seleção Brasileira algumas vezes fez a caridade de vestir a camisa de outros times, demonstrando um grande carinho e respeito, além de dar uma grande alegria aos torcedores daqueles times.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Clássicos #2 - Remo x Tuna.
O Clube do Remo é o maior rival da Tuna Luso Brasileira. Rivalidade iniciada ainda nas regatas. Remo x Tuna é o segundo maior clássico da cidade de Belém, os clubes confrontam-se no futebol desde 15 de novembro de 1931, com empate em 0 a 0 - Jogo amistoso.
- Estatísticas de Tuna Luso x Remo
- Vitórias do Remo: 206
- Vitórias da Tuna Luso: 129
- Empates: 123
- Gols do Remo: 717
- Gols da Tuna Luso: 564
- Maior goleada do Remo: 7 - 0 em 17 de maio de 1959
- Maior goleada da Tuna Luso: 6 - 1 em 20 de abril de 1941
- Último jogo: Remo 2 x 0 Tuna Luso, 17 de janeiro de 2013, pela 2ª rodada do 1º turno do Parazão 2013.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Estádios #2 - Curuzu
O estádio Leonidas Sodré de Castro, conhecido como Curuzu, pertencia à firma Ferreira & Comandita. Sua inauguração se procedeu no dia 14 de julho daquele ano, data do primeiro Re-Pa da história, que terminou com vitória azulina por 2 a 1. O público da partida foi estimado em 2 000 torcedores.
No término do mês de julho de 1918, o Paysandu adquiriu o campo por 12 contos de réis, sendo que a inauguração oficial aconteceu no dia 27 deste mês. A compra foi anunciada em forma de notícia pelo jornal Folha do Norte em 1º de agosto de 1918. Pela sua longevidade, o estádio também é conhecido pela alcunha “Vovô da Cidade”.
Assinar:
Comentários (Atom)




