quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sim, Já Tivemos Uma Seleção Paraense!

O primeiro campeonato nacional disputado em terras tupiniquins aconteceu em 1922. Nesse ano o Rio de Janeiro receberia a Copa América e a CBD necessitava formar uma Seleção forte para a disputa, organizando o então nomeado Torneio de Seleções. Foi uma competição experimental, disputada por sete equipes – Bahia, Distrito Federal (apenas a cidade do Rio de Janeiro, futura Guanabara), Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro (o que hoje forma o interior do Estado), Rio Grande do Sul e São Paulo – em julho e agosto daquele ano. Com 4 vitórias no mesmo número de jogos, os paulistas foram campeões. Os cariocas (pelo Distrito Federal da época, já que Brasília não havia sido construída) ficaram em segundo e os baianos em terceiro. 
Seleção Paraense de 1926: Seabra, Evandro e Oscar; Macambira, Marituba e Britto; Cobrador, Secundino, Camarão, Marinheiro e Sant’ Anna.   

Com o sucesso do torneio, a confederação decidiu oficializá-lo, criando o Campeonato Brasileiro em 1923. A Seleção Paraense estava lá. Sua escalação era Joãozinho; Xavier e Abreu; Macambria, Vivi e Formigão; Moraes, Leôncio, Sant'ana, Vadico e Guimarães (Manoelzinho). Esse time foi vice-campeão da Zona Norte, vencendo Pernambuco por 2 a 0 e perbendo da Bahia por 1 a 0.

Em 1925 o Pará chegou as semi-finais depois de vencer o Amazonas (3x2), sendo eliminado por São Paulo (3x0), que contava com o craque Friedenreich. Esse time era composto por Seabra; Formigão e Evandro; Sandoval, Vivi e Macambir; Cobrador, Secundino, Mariteba, Vadico e Moraes.



Em 1959 o Pará foi novamente campeão da Região Norte. Naquele campeonato a região foi separada em duas chaves, ficando o Pará na chave B. Eliminou Amapá (2x1 e 0x0) e Maranhão (0x0 e 2x1), disputando a final contra o Amazonas, líder da chave A, vencendo os dois jogos, 3 a 1 em Belém e 3 a 2 em Manaus. A Seleção Paraense era composta por Asas; Nonato e Olindo; Mangaba, Socó e Iran; Jorge de Castro, China, Edilson, Chininha e Leoni.
Hélio, da Seleção do Pará, correndo para comemorar o segundo gol em cima do goleiro Dico, no empate em 2x2 com o Maranhão, em 1960. (Foto: Blog Futebol Maranhense.)





















O último campeonato deste tipo foi disputado em 1987, já bastante enfraquecido devido ao crescimento dos outros campeonatos. Sequer encontrei algum registro do time que disputou esse campeonato. Fim patético para uma competição que teve uma importância muito grande em um determinado momento histórico, ajudando a unir o futebol dos diversos Estados do Brasil.


Comentários
0 Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...