![]() |
Seleção Paraense de 1926: Seabra, Evandro e Oscar; Macambira, Marituba e Britto; Cobrador, Secundino, Camarão, Marinheiro e Sant’ Anna. |
Com o sucesso do torneio, a confederação decidiu oficializá-lo, criando o Campeonato Brasileiro em 1923. A Seleção Paraense estava lá. Sua escalação era Joãozinho; Xavier e Abreu; Macambria, Vivi e Formigão; Moraes, Leôncio, Sant'ana, Vadico e Guimarães (Manoelzinho). Esse time foi vice-campeão da Zona Norte, vencendo Pernambuco por 2 a 0 e perbendo da Bahia por 1 a 0.
Em 1925 o Pará chegou as semi-finais depois de vencer o Amazonas (3x2), sendo eliminado por São Paulo (3x0), que contava com o craque Friedenreich. Esse time era composto por Seabra; Formigão e Evandro; Sandoval, Vivi e Macambir; Cobrador, Secundino, Mariteba, Vadico e Moraes.
Em 1959 o Pará foi novamente campeão da Região Norte. Naquele campeonato a região foi separada em duas chaves, ficando o Pará na chave B. Eliminou Amapá (2x1 e 0x0) e Maranhão (0x0 e 2x1), disputando a final contra o Amazonas, líder da chave A, vencendo os dois jogos, 3 a 1 em Belém e 3 a 2 em Manaus. A Seleção Paraense era composta por Asas; Nonato e Olindo; Mangaba, Socó e Iran; Jorge de Castro, China, Edilson, Chininha e Leoni.
![]() |
Hélio, da Seleção do Pará, correndo para comemorar o segundo gol em cima do goleiro Dico, no empate em 2x2 com o Maranhão, em 1960. (Foto: Blog Futebol Maranhense.) |
O último campeonato deste tipo foi disputado em 1987, já bastante enfraquecido devido ao crescimento dos outros campeonatos. Sequer encontrei algum registro do time que disputou esse campeonato. Fim patético para uma competição que teve uma importância muito grande em um determinado momento histórico, ajudando a unir o futebol dos diversos Estados do Brasil.