O Futirinhas.com publicou hoje um post com as seleções de cada estado brasileiro. A do nosso estado me surpreendeu muito por dois motivos, não saber que alguns eram paraenses(Wellington Saci e Cicinho) e a falta de bons jogadores nascidos por aqui. O Pará nunca foi um celeiro de grandes jogadores, mas já tivemos nomes melhores para montar uma Seleção papa-chibé, como Socrátes, Giovanni, Quarentinha entre outros.
Não que a nossa Seleção não seja competitiva, até tem ótimos jogadores, como Ganso e Lima, mas não se compara aos paulistas, gaúchos, cariocas e paranaenses. Com certeza teríamos a melhor seleção da Região Norte, tanto que os outros Estados sequer foram citados no post original, mas ainda assim não é muito. Pra mim faltam dois zagueiros e um goleiro de qualidade. A dupla de zaga bicolor não me convence e esse goleiro eu nem sei quem é. Lembrando que desses onze, apenas Paulo Henrique ganso já atuou pela Seleção Brasileira.
Me impressiona também o fato de não haver nenhum jogador do Remo ou da Tuna. Isso se justifica pelo mal momento dos mesmos no cenário nacional, mesmo assim os jogadores do Paysandu que aparecem são muito abaixo do esperado em uma Seleção também. Isso demonstra um grande problema dos nossos times, que é não revelar bons jogadores.
É bom pensar em como estão as categorias de base dos nossos times, o que acontece com os jovens paraenses que viram profissionais e o motivo pelo qual esse jogadores ão são titulares em seus times. Falta valorizar os pratas da casa que já são bons ou investir nas categorias de base? Ou ambos? Quantos voltaremos a te craques saindo dos nossos times e ganhando o mundo?