Ultimamente o Clube do Remo anda distante da fronteira sul do nosso país. Desde a Série B de 2007 o time não viaja para lá, mas, em tempos áureos, momentos importantes da história do clube se passaram no frios e longínquos campos sulistas, infelizmente com poucas alegrias.
Retrospecto "recente":
Apesar desse péssimo retrospecto nos últimos anos de Série B, existe também um momento feliz para o Remo:
Remo Campeão Brasileiro Série C, no Rio Grande do Sul. No ano de seu centenário, o Remo venceu o seu primeiro campeonato nacional. O último jogo do quadrangular final foi contra o time do Novo Hamburgo. O Remo precisava vencer e torcer por um empate entre América-RN e Ipatinga. Esse campeonato apresentou ao Brasil a imensa Torcida Remista, conhecida como Fenômeno Azul, que fez com que o clube tivesse a maior média de público do país naquele ano.
 |
Fenômeno azul. |
Em 1991, o Clube do Remo seria Eliminado pelo Criciúma nas semifinais da Copa do Brasil. O time catarinense foi posteriormente o campeão da competição e o Clube do Remo atá hoje é o time paraense com melhor campanha na Copa do Brasil.
* Esse texto foi pedido do meu amigo
Antônio Miranda, vulgo Toninho, que, além de admirador do futebol paraense, é um ilustre cidadão de Piraquara-PR, torcedor do Coritiba, general, mestre da burrice e professor de história nas horas em que precisa de dinheiro.